BCPrime

5 Dicas para Conseguir Investimento para o Seu Negócio

5 Dicas para Conseguir Investimento para o Seu Negócio


Postado em

Idealizar um negócio é apenas a primeira etapa para conseguir realizá-lo de fato. Para colocá-lo em prática, além de uma boa programação e estar a par das demandas de seu projeto, muitas vezes é preciso também uma boa quantia em dinheiro para fazer com que ele progrida. Idealizar um negócio é apenas a primeira etapa para conseguir realizá-lo de fato. Para colocá-lo em prática, além de uma boa programação e estar a par das demandas de seu projeto, muitas vezes é preciso também uma boa quantia em dinheiro para fazer com que ele progrida.
É aí que muitas vezes o empreendedor se depara com a necessidade de sair em busca de um financiamento, ou alguém disposto a investir em seu negócio. Para não adquirir dívidas desnecessárias e fazer um acordo seguro, reunimos cinco dicas que ajudarão a conseguir investimentos para seu negócio de modo consciente. Confira:
1. Avalie a sua necessidade: realize um estudo sobre seu negócio e identifique qual área precisa realmente da aplicação do dinheiro. Depois, é a hora de definir o valor a ser angariado. O Sebrae recomenda que o dinheiro conseguido em financiamento seja utilizado para a compra de maquinário e equipamentos, deixando os recursos que você já possui para operar como capital de giro.
2. Tenha um plano de negócios: prove para a instituição na qual você está solicitando o financiamento que seu projeto é praticável e que vale a pena investir nele. Em outras palavras, esteja pronto para defender sua causa.
3. Esteja a par dos tipos de investimentos: se você está a procura de um investidor, é muito importante saber qual tipo de investimento cabe ao seu empreendimento, isso pode aumentar suas chances de encontrar alguém disposto a apostar nele. De acordo com a coluna Livre Iniciativa, da Gazeta do Povo existem cinco tipos, do mais simples ao que investe mais dinheiro em empresas muito maiores. São eles: o chamado 3Fs, Investidores Anjos, Capital Semente, Venture Capital e Private Equity.
4. Conheça a sua área de atuação: conhecer o terreno em que está consolidando seu negócio e estar atento ao ambiente em sua volta também podem ajudar na hora de pedir um financiamento ou buscar um investidor. Isso o tornará mais consciente do campo em que está se inserindo.
5. Formalize o pedido: após considerar todos os passos acima, é hora de correr atrás da ajuda financeira. Seja em uma instituição bancária ou com investidores, reúna todos os documentos necessários e toda a sua preparação para convencê-los de que seu negócio será um sucesso.
A BC Prime possui serviços em consultoria que podem auxiliar na análise desses passos e ajudar você a definir as necessidades do seu negócio.

Fonte: Sebrae, Gazeta do Povo