BCPrime

Educação Financeira desde Criança

Educação Financeira desde Criança


Postado em

A BC Prime acredita que já passou de a hora da educação incluir aulas sobre finanças para conscientizar os pequenos sobre as boas práticas relacionadas ao dinheiro. Uma professora do jardim de infância, em uma cidade localizada em Portugal aderiu a ideia.

 

A professora comenta que achava difícil incluir isto no dia a dia dos alunos “Achei que seria difícil de eles entenderem o cofre do investimento, mas me surpreendi. Na hora de explicar, peço para pensarem nos ingredientes de um bolo: vocês pagarão pelos ingredientes um preço menor do que aquele que venderão o bolo. É assim que eles entram em contato com a “magia” da multiplicação do dinheiro”, afirma Lina.

 

Porém não são todos os professores que estão engajados na tarefa de ensinar educação financeira para os pequenos, muitos especialistas afirmam que este hábito deve vir de uma convivência mais próxima, a dos pais.

 

Pensar em ensinar seus filhos sobre o valor do dinheiro desde sua infância trará grandes resultados quando ele se tornar um adulto. Comece mostrando o valor do dinheiro, e que não devemos comprar itens somente porque queremos, geralmente isso ocorre na fase de 3 a 6 anos da criança.

 

Ao passar um tempo, incentive a mesada, e a semanada, já deixando claro que os valores devem ser empregados de modo consciente, já ensinando a criança a poupar, e entender o valor das finanças, monte projetos para que os pequenos poupem para adquirir algo de maior valor, e ensine que isto é um processo saudável.

 

Outro ponto importante, é, no momento em que a criança já está indo para a pré-adolescência incentivar que seja feito uma poupança com uma porcentagem do valor que a criança ganha na mesada, podendo ser empregado em planos maiores como a educação, prevendo sua faculdade, ou uma viagem dentro de um planejamento de médio prazo.

 

São com atitudes como esta que desde cedo as crianças irão aprender o valor do dinheiro e como emprega-los da melhor maneira possível.

 

Acreditamos que uma boa educação financeira para as crianças renderá frutos no futuro, essa é nossa contribuição em comemoração ao dia das crianças.

Fonte: Governo do Brasil