BCPrime

Saiba mais sobre o dia do contador e do contabilista

Saiba mais sobre o dia do contador e do contabilista


Postado em

No último dia 22 de Setembro, foi comemorado o dia do contador, mas você sabe a origem desta data?

O dia do contador é comemorado no dia 22 de Setembro porque nesta mesma data no ano de 1945, o curso de Ciências Contábeis foi criado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na época quem presidia o país era Getúlio Vargas.

O Decreto-lei n?7.988 assinado por Getúlio fez com que o curso tivesse sua duração de 4 anos seguindo as ordens do ensino superior. Anteriormente existia duas possibilidades de cursos técnicos: de Contador e de Contabilidade, e o título de contador é dado apenas para os profissionais que possuem o curso de Bacharel em Contabiilidade.

Já o dia do contabilista é comemorado no dia 25 e Abril, nesta mesma data no ano de 1926 o senador e patrono da turma de Ciências Contábeis João Lyra foi homenageado pela classe, e ao proferir a seguinte frase “Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro” cravou a data como o dia oficial do contabilista.

João Lyra havia sido eleito presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas do Brasil um ano antes, e grande parte da sua vida parlamentar, lutou para aprovar leis em benefício da profissão contábil.

Somente em 23 de maio 1979, houve a lei Estadual n?1.989 que oficializou o dia do contabilista, e em abril de 2012, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou que o sistema CFC/CRCs substituísse o termo Contabilista por profissional da Contabilidade, e segundo o Conselho a mudança na terminologia se deve ao avanço da profissão contábil no país.

Desde então estas datas são propícias para que os profissionais contábeis possam criar oportunidades para discutir sobre o futuro da profissão do país, com fóruns, encontros entre outros eventos no país.

Fonte: Só Contabilidade